Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » PARALISAÇÃO DA MARAGRA: Produtores têm alternativa para venderem cana-de-açúcar

PARALISAÇÃO DA MARAGRA: Produtores têm alternativa para venderem cana-de-açúcar

Por admin-sn
1,1K Visualizações

A PRODUÇÃO de cana-de-açúcar que é normalmente absorvida pela Açucareira da Maragra, actualmente paralisada, poderá ser colocada em mercados alternativos, como forma de valorizar o esforço dos agricultores.

Esta hipótese é avançada pelo presidente do Conselho Municipal da Manhiça,  onde está localizada a fábrica da Maragra,  Luís Munguambe, e pelo director executivo da Associação de Produtores de Açúcar de Moçambique (APAMO), Orlando da Conceição.

A Açucareira da Maragra, na província de Maputo, interrompeu as suas actividades como consequência das cheias que em princípios do ano passado inundaram os campos de produção de cana e danificaram equipamentos. A previsão é que a actividade seja retomada em 2026.

“Os pequenos produtores estão a produzir cana e se não puderem entregar à Maragra o poderão fazer à Açucareira de Xinavane, na província de Maputo”, disse o autarca, explicando que algumas associações estão a fazer lavouras.

Estima-se que entre 20 e 25 por cento dos agricultores tenham regressado à actividade, percentagem que poderia ser maior, não fosse as dificuldades financeiras que os produtores enfrentam, principalmente depois das perdas sofridas em 2023.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia