Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Chuvas transtornam em Maputo e Matola

Chuvas transtornam em Maputo e Matola

Por admin-sn
1,1K Visualizações

A CIDADE e província de Maputo acordaram ontem debaixo de chuva torrencial que desalojou várias famílias devido à inundação das respectivas casas, para além da obstrução de estradas.

A chuva, que continuará de forma intermitente até amanhã, resulta da instabilidade atmosférica provocada por excesso de humidade e aquecimento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

Telmo Sumila, meteorologista, explicou que Maputo e Matola registaram 150 milímetros das 5.00 às 12.00 horas de ontem. Também ocorreram chuvas na ordem de 50 a 70 milímetros em Gaza e Inhambane.

Os danos decorrentes desta situação estão por avaliar, mas realça-se a interrupção do tráfego na Estrada Nacional Número 4 (N4), na zona da Frigo, desde as nove horas, devido à inundação da plataforma da via provocada por águas provenientes de montante.

Também houve obstrução das vias no centro da cidade nomeadamente as avenidas 25 de Setembro, de Angola, 24 de Julho e Joaquim Chissano, em resultado da incapacidade de escoamento das valas.

Escolas e secretarias dos bairros voltaram a acolher pessoas que viram as suas casas inundadas em bairros como Nkobe, Liberdade, Fomento, Bunhiça, na Matola e Maxaquene, Ferroviário, Polana-Caniço, Hulene e Costa do Sol, Inhagóia, 25 de Junho, Chamanculo, em Maputo, e outros que nunca tinham registado inundações.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia