Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » Lixo “engole” bairros residenciais

Lixo “engole” bairros residenciais

© Jornal Notícias

Por Jornal Notícias
1,4K Visualizações

A CIDADE da Beira produz diariamente cerca de 80 toneladas de lixo. A morosidade na recolha deste está, nos últimos tempos, a ganhar contornos preocupantes no seio dos residentes em alguns bairros, com maior enfoque para os de Macurungo e Matacuane.

Segundo os moradores destas áreas residenciais, a situação agravou-se com as chuvas que têm estado a cair, associado aos montes de lixo espalhado pelas estradas, facto que para além de provocarem cheiro nauseabundo propicia o aparecimento de moscas e mosquitos.

Os moradores aparentam ter consciência dos perigos causados pelos montes de lixo, mas ao mesmo tempo nada fazem para melhorar a situação. Naqueles bairros e em muitos outros da Beira é normal ver uma pessoa despejar os resíduos mesmo defronte da sua casa ou debaixo das árvores nas ruas.

A tese de pagamento da taxa de lixo e outros emolumentos municipais também é bastas vezes usada como desculpa para comportamentos que não ajudam para o bom saneamento da urbe. As valas de drenagem, por exemplo, apesar do vital papel que desempenham para a cidade, são usadas para depositar detritos e mesmo utensílios domésticos estragados…

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia