Sexta-feira, 19 Julho, 2024
Início » Moçambique apoiará o “lado que permita o cessar-fogo” na Faixa de Gaza

Moçambique apoiará o “lado que permita o cessar-fogo” na Faixa de Gaza

Por admin-sn
607 Visualizações

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, assegurou ontem que Moçambique “estará do lado mais correcto” da guerra em Gaza, posicionando-se em defesa de um “cessar-fogo” e da “paz”, além da solução de dois Estados.

Questionada pela Lusa sobre se Moçambique apoiará o apelo a um cessar-fogo lançado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, numa carta endereçada ao Conselho de Segurança, Verónica Macamo argumentou que o país tem plena consciência da importância da paz e, por isso, apoiará o “lado que efectivamente permita um cessar-fogo naquele local”.

“Estamos neste momento ainda a ver a carta [enviado por Guterres ao Conselho de Segurança], ainda não me posso pronunciar sobre ela, mas seguramente Moçambique estará do lado mais correcto, que é o lado que efectivamente permita que haja um cessar-fogo naquele local e que haja paz”, disse.

“Nós, mais do que outros países, temos a consciência da importância da paz. Passamos por uma guerra de 16 anos e sabemos o que é isso. Sabemos que a guerra mata, destrói, cria mutilados e uma série de sequelas, (…) e não queremos que isso aconteça com outros países”, acrescentou a ministra em declarações à imprensa, na sede da ONU, em Nova Iorque, onde participou numa reunião de alto nível sobre o Fundo Central de Respostas a Emergências (CERF) para 2024.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia