Terça-feira, 25 Junho, 2024
Início » Retiradas das praias 18 toneladas de lixo

Retiradas das praias 18 toneladas de lixo

Por Jornal Notícias
386 Visualizações

DEZOITO toneladas de lixo diverso foram retiradas das praias da cidade da Beira, com destaque para “Biques” e “Náuticos”, numa campanha promovida pela Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR), em parceria com o Conselho Municipal desta urbe.
A campanha juntou cerca de 200 pessoas provenientes de diferentes organizações da sociedade civil que se dedicam à promoção de boas práticas ambientais, incluindo voluntários e catadores de lixo, uma iniciativa promovida no âmbito da celebração recente do Dia Mundial do Meio Ambiente.
O responsável de projectos na AMOR, Cristóvão Gomanda, mostrou-se preocupado com a quantidade de resíduos sólidos retirados das praias, facto que revela que ainda há um défice considerável de cidadania activa e participativa por parte de alguns indivíduos, que teimam em transformar lugares comuns de lazer em verdadeiras lixeiras, com todos os riscos daí resultantes.
“Precisamos de continuar a fazer campanhas de sensibilização e educação cívica, para que lugares públicos e privados não sejam transformados em lixeiras. As boas práticas de gestão do lixo e preservação do ambiente devem ser continuamente divulgadas”, disse Gomanda.
Acrescentou que parte do lixo retirado das praias vai ser reciclada e outra será encaminhada para a lixeira municipal.
“Esta actividade acontece em simultâneo em nove municípios das províncias de Manica, Cabo Delgado, Inhambane e Maputo. Na cidade da Beira, por exemplo, inauguramos mais três ecopontos, que são locais ideiais para as pessoas depositarem o lixo, para continuarmos a promover as boas práticas de preservação do meio ambiente”, disse.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia