Domingo, 14 Julho, 2024
Início » HIV/SIDA EM INHAMBANE: Urge assegurar protecção às trabalhadoras do sexo

HIV/SIDA EM INHAMBANE: Urge assegurar protecção às trabalhadoras do sexo

Por admin-sn
897 Visualizações

ASSEGURAR que as trabalhadoras do sexo e outros grupos-alvo tenham cada vez mais acesso aos meios de prevenção (preservativos masculinos e femininos, anti-retrovirais e profilaxia pré-exposição), constitui um dos desafios das organizações que trabalham na prevenção e combate ao HIV/SIDA, na província de Inhambane.

Além desta prioridade,  os programas em implementação oferecem apoio às trabalhadoras do sexo já infectadas para que recebam tratamento e acompanhamento adequados nas unidades de saúde, bem como a  monitoria da  carga viral.

O objectivo é garantir uma qualidade de vida melhor para as pessoas  vivendo com o HIV/SIDA, desde que atinjam a supressão viral e evitem novas contaminações.

Para alcançar esse objectivo, mais de 200 kits de auto-testes designados AT HIV são distribuídos mensalmente para as trabalhadoras do sexo e seus clientes ou parceiros fixos.

Dados oficiais indicam que a província tem actualmente cerca de 140 mil pessoas infectadas pelo HIV/SIDA, sendo que apenas 74 por cento conhecem seu estado serológico, o que preocupa as organizações que trabalham na prevenção e combate à doença.

O oficial de programas na Associação UTOMI para o projecto PASSOS+, Arsénio Macuácua, uma organização que lida com pessoas vivendo com HIV/SIDA e simpatizantes, disse que a sua agremiação tem como objectivo promover a saúde ao nível comunitário para vários grupos, como trabalhadoras do sexo, crianças órfãs e vulneráveis, entre outros.

No que diz respeito às trabalhadoras do sexo e à população comunitária, o projecto trabalha para aproximar os serviços de saúde, prevenir o HIV/SIDA, garantir a continuidade da assistência no Tratamento Anti-retroviral (TARV) para as infectadas, reforçar as mensagens de prevenção e distribuir preservativos, lubrificantes e Profilaxia Pré-Exposição (PREP).

Ademais, o projecto incentiva as trabalhadoras do sexo a formarem grupos de poupança para diversificarem as suas fontes de renda e garantir uma maior sustentabilidade económica.

Actualmente, 2350 mulheres…

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia