Domingo, 21 Julho, 2024
Início » AD vence legislativas em Portugal

AD vence legislativas em Portugal

Por admin-sn
1,K Visualizações

A ALIANÇA Democrática (AD) foi a coligação mais votada nas legislativas em Portugal, com 29,52 por cento o que lhe confere 79 deputados.

A coligação de direita, liderada por Luís Montenegro, conquistou 77 mandatos para o PSD e dois para o CDS, com o PS a ter também 77 mandatos, numa altura em que ainda falta apurar os quatro deputados dos círculos da Europa e do Resto do Mundo.

De acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, o PS teve menos 50.934 votos que AD (somada à coligação do PSD na Madeira), registando 28,63 por cento.

Em terceiro lugar e quadruplicando os deputados das últimas eleições, o Chega conseguiu 48 mandatos e mais de um milhão de votos (18,1 por cento).

Com o mesmo número de deputados das últimas legislativas, oito, a Iniciativa Liberal teve mais de 5 por cento dos votos.

A abstenção em território nacional foi de 33,77 por cento, a mais baixa desde 1995, nas eleições mais concorridas de sempre em número de eleitores.     

No final da noite eleitoral Luís Montenegro declarou vitória e afirmou que face aos resultados, espera que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o indigite para formar governo.

Entretanto, o Presidente da República vai ouvir a partir de hoje e até dia 20 os partidos e coligações que obtiveram representação parlamentar nas eleições legislativas antecipadas de domingo, começando pelo PAN e terminando na AD, segundo uma nota publicada na página oficial da Presidência da República na internet.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia