Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » Azáfama pelo Dia da Mulher e festa do Eid

Azáfama pelo Dia da Mulher e festa do Eid

Por admin-sn
981 Visualizações

ESTA semana as ruas e avenidas da cidade estão bastante movimentadas, sobretudo por mulheres. E não é para menos! É sempre é assim em Nampula quando se aproxima o 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, e a festa do Eid-Ul-Fitr próxima semana.

Nas lojas de venda de capulanas longas filas de mulheres e homens se constituem, perfilando gente preocupada, mas ao mesmo tempo desejosa de adquirir rapidamente o artigo com a qualidade pretendida e ir cumprir outros afazeres. A capulana é o encanto identitário da mulher neste ponto do país, a chamada ‘muthiyana orrera’ de Nampula, aliás como bem cantou um certo músico moçambicano já falecido.

Regra geral nas datas que celebrizam a mulher, de forma singular ou até mesmo colectiva, os estabelecimentos de venda de capulanas registam enchentes, com longas filas que lembram os tempos em que as pessoas formavam bicha para adquirir qualquer coisa, sobretudo comida. Num desses estabelecimentos a nossa Reportagem conversou com Anastácia Hilário, residente no Bairro de Namicopo, que revelou que pretendia adquirir capulana para um grupo de mulheres da zona de que faz parte a fim de celebrar o 7 de Abril, que se assinala amanhã.

Anastácia contou-nos que as mulheres de Namicopo organizaram-se em grupos e cada uma  contribuiu com um valor de 500,00 meticais para compra de capulana e refeição para festejar condignamente a data. Joana Sulema também guardava por sua vez na fila para comprar uma peça de capulana (normalmente uma peça comporta seis ou mais capulanas e a um preço considerado acessível).

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia