Domingo, 21 Julho, 2024
Início » Termina missão médica chinesa no HCM

Termina missão médica chinesa no HCM

Por Jornal Notícias
1,3K Visualizações

Terminou esta semana a missão de agentes de saúde chineses, composta por 12 elementos, entre médicos especialistas em cirurgia hepática, anestesia, ortopedia, acupuntura, ginecologia e obstetrícia, urologia, incluindo um cozinheiro e intérprete, após ano e meio a trabalhar no Hospital Central de Maputo (HCM).

Os profissionais chineses vinham desenvolvendo actividades desde Outubro de 2022 em colaboração com a contraparte moçambicana, que permitiu a troca de experiência nas áreas assistencial, formação e pesquisa em saúde.
Destaque vai ainda para a doação de um aparelho para cirurgias laparoscópicas com recurso à inteligência artificial, uma técnica que vem ganhando espaço no campo da medicina moderna.

Zhang Hao, médico-cirurgião e chefe da equipa, destacou a realização com sucesso de cirurgias de grande complexidade.
“Em colaboração com os colegas dos departamentos, tratamos com êxito doentes com lesões abdominais complicadas por atropelamento, doentes com ruptura e hemorragia do lado direito de um enorme tumor de fígado, realizamos muitas cirurgias artroscópicas em ortopedia e preservação do útero e cirurgias minimamente invasivas e realizamos com sucesso muitos casos de anestesiologia”, observou.

Esta é a 24.ª missão chinesa no HCM, cujo ciclo obedece uma rotatividade de 18 meses, esperando-se pela próxima brevemente.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia