Director: Júlio Manjate   ||  Directora Adjunta: Delfina Mugabe

CERCA de 13 mil milhões de meticais em pensõesjá foram pagos a 2800 antigos trabalhadores das minas da África do Sul, após acordos alcançados entre os governos moçambicano e sul-africano para que estas remunerações fossem efectuadas no regresso de mineiros ao país.

Comments

DOZE graduados, dos quais dez licenciados e dois mestres, que terminaram os cursos em tempo recorde e com melhor classificação, foram premiados ontem em dinheiro, passagens áreas e estágios profissionais na cerimónia de graduação de estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que teve lugar ontem, em Maputo.

Comments

A presidente da Pathfinder International, Lois Quam, efectua a partir de hoje, até ao dia 30 do mês em curso, uma visita a Moçambique, com o objectivo de avaliar o grau de implementação dos projectos apoiados por esta organização não-governamental  internacional.

A Pathfinder trabalha nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, planeamento familiar e HIV/SIDA.

A visita de Lois Quam ao país visa igualmente passar em revista a cooperação entre a organização e o Governo moçambicano, bem como o reforço das relações com as diferentes organizações da sociedade civil que trabalham em parceria com a Pathfinder.

Durante a sua estada em Moçambique, para além de encontros com a ministra da Saúde, Nazira Abdula, a responsável desta ONG irá escalar as províncias de Maputo e Nampula, tendo já agendado encontros com as autoridades sanitárias locais, adolescentes e jovens de várias comunidades, estudantes universitários, para além de visitas a algumas unidades sanitárias.

 

Comments

Uma mulher morreu depois de ter sido atacada por um elefante que invadiu a sua machamba, na zona de Mussimbe, distrito de Machaze, província de Manica.

A vítima, de 60 anos de idade, foi atacada na madrugada de ontem na companhia de outros membros da comunidade onde reside, quando tentavam afugentar os paquidermes que destroem culturas diversas nos campos de produção, principalmente mapira, segundo a AIM.

“Sim, confirmamos a ocorrência do incidente. A cidadã, juntamente com outros membros da comunidade, decidiu ir à machamba para afugentar os animais que comem culturas. Naquela madrugada foram aos campos de produção a tocar tambores e latas, como tem sido hábito na zona. Um animal que tinha as suas crias, decidiu atacar a vítima que contraiu ferimentos graves e perdeu a vida”, explicou Deolinda João Chitsumba, directora distrital das Actividades Económicas de Machaze.

Disse que quando a informação chegou ao distrito foi enviada uma ambulância para socorrer a vítima. Mas não foi possível porque ela já havia perdido a no local. “Lamentamos o sucedido, porque quando tomamos conhecimento do facto mandamos rapidamente uma ambulância para o local, mas os ferimentos foram graves porque o elefante bateu e ela caiu. Depois passou por cima dela. Resistiu durante algum tempo, mas acabou por morrer”, explicou Chitsumba

A fonte referiu que a zona de Mussimbe e outras regiões circunvizinhas de Machaze são as que registam maior circulação de elefantes que devoram a produção nas machambas e, por vezes, derrubam residências e também fazem vítimas mortais.

O governo do distrito, através do sector de florestas, está a trabalhar para afugentar os animais. Para o efeito, de acordo com a directora, foi mobilizado um caçador para iniciar o trabalho juntamente com alguns fiscais de florestas e fauna bravia.

“Achamos ser urgente afugentar os animais antes de causarem mais vítimas e danos. Comunicamos à província que também vai enviar alguns técnicos para começarem o trabalho. Temos todos meios materiais para garantir que os animais sejam deslocados daquela zona. Apelamos à população para que continue atenta e a colaborar com as equipas mobilizadas para o terreno, de forma a garantir que tudo corra como desejamos, sem incidentes”.
Tambara, Macossa e Sussundenga são outros distritos que também registam muitos casos de conflito homem-animal.

Comments

AS obras de construção da Escola Secundária do Distrito de Zumbu, a primeira deste nível neste ponto da província de Tete, deverão estar concluídas no próximo mês, estando o empreiteiro a trabalhar nos detalhes finais.

Comments

Subcategorias

Sábados

CLICKADAS

TEMA DE ...

NUMA entrevista que concedeu ao escritor Marcelo Panguana, publicada no ...

...

A BELEZA do mundo é uma bênção que se vive na ...

Conselho de administração

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

Siga-nos

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction