Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Dissidentes do ANC anunciam frente unida

Dissidentes do ANC anunciam frente unida

Por Issa Likwembe
902 Visualizações

O LÍDER do novo partido Congresso Africano para a Transformação (ACT, na sigla em inglês), Ace Magashule, ex-secretário-geral do ANC, no poder, anunciou, na sexta-feira, a intenção de criar uma “frente unida” com o ex-Presidente da África do Sul Jacob Zuma.

Em comunicado, o antigo secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC) e aliado próximo de Zuma – ambos integraram o uMkhonto we Sizwe (MK), o braço armado do ANC até 1994 – referiu que a “nova era de colaboração e mudança” terá por objectivo contestar as eleições gerais deste ano na África do Sul.

Magashule, 63 anos, que foi expulso do ANC em Junho de 2023, após enfrentar na justiça um caso de corrupção, anunciou em Agosto a criação do seu próprio partido político.

Zuma, 81 anos, envolvido em vários escândalos de corrupção, incluindo um caso de alegado suborno na justiça com mais de 20 anos envolvendo o fabricante de armamento francês Thales, não saiu do partido, mas anunciou no mês passado que não votaria pelo ANC, apelando ao voto num pequeno partido radical recentemente registado de nome Umkhonto We Sizwe (MK).

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia