Sábado, 13 Julho, 2024
Início » RETENÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA: Falta de fundos prejudica continuidade de lanches

RETENÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA: Falta de fundos prejudica continuidade de lanches

Por Jornal Notícias
1,4K Visualizações

ACIMA de duzentos mil alunos podem ficar sem alimentação escolar, em 2025, devido à falta de dinheiro para sustentar o projecto liderado pelo Programa Nacional da Alimentação (PRONAE), o que pode comprometer os esforços de retenção dos alunos na escola.

A informação foi partilhada, ontem, em Maputo, por António Chioze, do Departamento de Nutrição e Saúde Escolar no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), numa mesa-redonda sobre o “Papel das empresas privadas na promoção da alimentação escolar em Moçambique”.

Sem quantificar os recursos necessários para responder ao desafio, anotou que o sector está em condições de prover lanche escolar até ao fim deste ano lectivo, mas caso não haja mais recursos há o risco de descontinuidade em 2025.

“Actualmente está a ser possível prover o lanche para perto de 240 mil alunos de 340 escolas em 42 distritos, através de um pacote da conversão da dívida com a Rússia, que termina este ano”, disse.

Admitiu que a iniciativa enfrenta desafios, entre os quais a falta de sustentabilidade devido à forte dependência do financiamento externo que uma vez interrompido se corre o risco de descontinuidade.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia