Quinta-feira, 18 Julho, 2024
Início » PROPOSTAS DE SALÁRIO MÍNIMO: Sindicatos à espera do balanço da economia

PROPOSTAS DE SALÁRIO MÍNIMO: Sindicatos à espera do balanço da economia

Por admin-sn
1,2K Visualizações

A Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS) aguarda a recepção do balanço do Plano Económico e Social (PES) de 2023, documento na base do qual são feitas as propostas de reajuste dos salários mínimos sectoriais.

Alexandre Munguambe, secretário-geral da OTM-CS, afirmou que espera receber o documento até Março, só nessa altura se poderá avançar com os passos subsequentes de negociações.

Disse que a expectativa é que os salários mínimos a serem aprovados este ano venham minimizar o custo de vida, uma vez que o preço dos produtos básicos têm vindo a aumentar.

Recordou que o salário mínimo em vigor no país não responde às necessidades do trabalhador, mesmo para uma família composta por quatro membros.

No entanto, Munguambe referiu que as percentagens aprovadas para o cálculo dos salários mínimos em vigor resultaram dos consensos alcançados na mesa de negociações da Comissão Consultiva do Trabalho, órgão tripartido no qual estão representados o Governo, empregadores e trabalhadores.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia