Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Chuvas matam e destroem nas regiões centro e norte

Chuvas matam e destroem nas regiões centro e norte

Por admin-sn
733 Visualizações

AS chuvas acompanhadas de ventos fortes e trovoadas que têm vindo a cair esta semana nas províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Tete e Zambézia provocaram a morte de duas pessoas e deixaram rasto de destruição.

Até ao momento, os eventos climáticos afectaram 1718 pessoas, o correspondente a 345 famílias. Paulo Tomás, porta-voz do Instituto Nacional de Gestão do Risco de Desastres (INGD), referiu que as intempéries resultaram igualmente na destruição total de 41 casas e 150 parcialmente nas províncias da Zambézia, Niassa, Nampula e Cabo Delgado.

As vítimas, tal como indicou o porta-voz, estão a receber a assistência e o INGD dispõe de “kits” alimentares, abrigos, cobertores, material de higiene pessoal, água e redes mosquiteiras.

A precipitação continua com alguma intensidade em diversos pontos destas regiões, situação que está a influenciar a subida dos níveis nas principais bacias hidrográficas.

Assim, equipas do INGD trabalham com as populações, sensibilizando-as a se retirarem das zonas propensas a inundações, como as margens dos rios, para evitar a morte de pessoas.

Indicou que a Administração Nacional de Estradas (ANE) e o sector da Educação e Desenvolvimento Humano têm colocado empreiteiros para fazerem a reposição das infra-estruturas danificadas pelo mau tempo.

A perturbação tropical tem potencial para atingir o estágio de tempestade tropical moderada. Este sistema localiza-se no Canal de Moçambique e poderá influenciar o estado do tempo na região costeira de Nampula e Zambézia.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia