Quinta-feira, 25 Julho, 2024
Início » “UBUNTU”: Antologia reúne 22 escritores nacionais e brasileiros

“UBUNTU”: Antologia reúne 22 escritores nacionais e brasileiros

Por admin-sn
1,2K Visualizações

“Ubuntu: Literatura e Ancestralidade – São Miguel-Maputo, Cartas Trocadas” é o título do livro a ser lançado na quarta-feira, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil-Moçambique), na cidade de Maputo.
Trata-se de uma antologia de crónicas e contos de 11 autores moçambicanos e igual número de escritores brasileiros.
A ser apresentada pelas académicas Sara Jona Laisse (UCM) e Izzy Gomes (UEM), a obra é fruto do Concurso Literário de Crónicas e Contos do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel (FELILI) 2022, iniciativa da 1622 Art. Produções com o apoio da Fundação Tide Setúbal e Aldeia Satélite Espaço Cultural (São Paulo), em parceria com a Lavra Editora e a Gala-Gala Edições.
Participam da antologia de 145 páginas os moçambicanos Bruno Marques Areno, Daúde Amade, Fernando Parruque, Gaspar Pagarache, Mateus Licusse, Matos Matosse e Tarcísio Maposse, com contos; e Fayed Camilo, Francisco Panguene, Isaías dos Anjos Bernardo Sainete e Merciana Uamba, com crónicas.
De acordo com os organizadores da obra, o moçambicano Pedro Pereira Lopes e os brasileiros Escobar Franelas e Claudemir Santos, a iniciativa visava aproximar e criar diálogo entre as duas literaturas, que apresentam diferenças e muitas semelhanças.
“O diálogo instaurado [entre os textos e os autores] permite que os textos produzidos nos dois espaços, São Miguel e Maputo, tornem-se centros irradiadores, lançando luzes sobre textos anteriormente escondidos e condenados à sombra e ao ostracismo”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia