Domingo, 14 Julho, 2024
Início » ATÉ MAIO: Temperaturas vão manter-se altas

ATÉ MAIO: Temperaturas vão manter-se altas

Por admin-sn
771 Visualizações

A ORGANIZAÇÃO Meteorológica Mundial (OMM) prevê que o fenómeno El Niño, que começou em meados de 2023, continue a afectar o clima global nos próximos meses, embora esteja a enfraquecer.

O fenómeno, ligado ao aumento das temperaturas, vai continuar pelo menos entre Março e Maio, com previsão de término entre Abril e Junho, depois de ter atingido o pico em Dezembro.

De acordo com o relatório da OMM, há 60 por cento de probabilidades de estas condições persistirem de Março a Maio e 80 por cento de as condições meteorológicas tornarem-se neutras (sazonalmente neutras, sem impacto do El Niño) de Abril a Junho.

A organização espera que a continuação do El Niño, embora mais fraco, associado à previsão de temperaturas à superfície do mar invulgarmente elevadas nos oceanos do mundo, resulte em temperaturas acima do normal na maior parte das zonas terrestres nos próximos três meses e influencie os padrões regionais de precipitação.

Enquanto isso, há também a possibilidade de La Niña, normalmente associada a um clima mais frio do que o normal, se desenvolver mais tarde no ano, embora as hipóteses “sejam incertas” nesta fase, indicou a agência.

Além do El Niño e da La Niña, a OMM disse esperar igualmente anomalias positivas de temperatura na maior parte do hemisfério norte, excepto no extremo sudeste da América do Norte, bem como na maior parte das zonas terrestres do hemisfério sul.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia