Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » Moçambicana Fauziya Fliege exalta experiência sensorial em exposição na Costa Rica

Moçambicana Fauziya Fliege exalta experiência sensorial em exposição na Costa Rica

Por admin-sn
1,2K Visualizações

A artista moçambicana Fauziya Fliege inaugurou recentemente a sua exposição individual “Arte, cultura e sabor africano”, patente até dia 31 de Maio, na galeria Antigono do Museu Guanacaste, Costa Rica.

Trata-se de uma colecção de quatro pinturas abstractas que oferecem um vislumbre colorido, explorando a beleza e a vibração da arte e cultura africanas “Arte, cultura e sabor africano” é uma exposição que exalta a importância da experiência sensorial e gustativa na cultura e na arte.

O termo ‘sabor’, por exemplo, não se refere apenas ao gosto da comida, mas também à qualidade, riqueza e diversidade das experiências culturais e artísticas. Ao incluir o conceito ‘sabor’ na equação, destaca-se a ideia de que a cultura e a arte são elementos que podem ser apreciados e desfrutados de maneira semelhante à comida deliciosa.

“Sinto-me orgulhosa por poder mostrar um pouco da minha cultura, da minha visão artística, e acho que as pessoas em Moçambique estão a torcer e estão alegres porque, acredito, é uma alegria para todos”, referiu a artista. Esta exposição acontece em paralelo com a mostra patente na Embaixada da Alemanha daquele país, denominado “A selva africana no teu coração”, que exalta a natureza exuberante e selvagem de África.

Ainda este mês de Abril, Fauziya Fliege vai realizar outra exposição de artes plásticas, que espelha a realidade africana através de imagens de bairros periféricos de África, como casas de palhota, e mulheres em actividades domésticas. Já em Maio, estão agendadas três exposições, desta vez na Itália.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia