Terça-feira, 16 Julho, 2024
Início » Apreendido pescado ilegal na Praia-Nova

Apreendido pescado ilegal na Praia-Nova

Por Leovigildo Cruz
251 Visualizações

VINTE e três sacos de peixe seco, correspondentes à tonelada e meia, 21 quilogramas de camarão e respectivas embarcações foram recentemente confiscados na Praia-Nova, na cidade da Beira, pelos agentes de fiscalização marítima e pela Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial.

O facto foi revelado por David Pinalonga, do Departamento Técnico de Administração Marítima, que ressalvou que o pescado foi confiscado quando as embarcações se ancoraram na Praia-Nova para a comercialização, idas de Muanza.

Indicou ainda que o peixe seco aprendido, vulgo ʺmapapeʺ, foi capturado com ʺchicocotaʺ, artes de pesca proibida por lei.

ʺA apreensão foi graças à pronta intervenção da Polícia que, se apercebendo da tentativa de descarregamento do produto, contactou o sector da fiscalização, que atempadamente se fez ao local, tendo feito a detecçãoʺ, disse Pinalonga.

Os proprietários do produto puseram-se em fuga. A penalização, segundo Pinalonga, pode chegar aos 40 mil meticais, pagáveis em oito dias, como preconiza a lei, e os produtos poderão ser vendidos em hasta pública e o valor revertido a favor do Estado.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia