Sexta-feira, 19 Julho, 2024
Início » BIBLIOTECA CHAPATECA: Literatura a quatro rodas

BIBLIOTECA CHAPATECA: Literatura a quatro rodas

Por Issa Likwembe
634 Visualizações

NÁGEL MUNGOI

BIBLIOTECAS itinerantes existem em diferentes partes do mundo e têm garantido o acesso ao livro a comunidades desfavorecidas, com destaque para o público infanto-juvenil.
As iniciativas são importantes para estimular na pequenada o gosto pela leitura.

Direcionadas aos que não têm acesso a bibliotecas fixas ou convencionais, estas montras de livros percorrem zonas recônditas, bairros de expansão, escolas e outros centros de ensino. Levam consigo um acervo composto por obras que navegam em diferentes áreas do conhecimento.

Também conhecidas como bibliotecas móveis, estas iniciativas promovem, de igual modo, actividades como oficinas de escrita e leitura, jogos lúdicos e brincadeiras relacionadas com a literatura. É uma forma de educar a pequenada através da diversão.
É com este intuito que foi criada a Chapateca, uma biblioteca itinerante que visa percorrer muitos bairros, principalmente os de expansão, na cidade e província de Maputo, proporcionado o acesso ao livro e incentivando o gosto pela leitura.

O nome Chapateca resulta da aglutinação dos elementos, designadamente “chapa” (transporte público) e “biblioteca”. Assim Chapateca é, essencialmente, um semi-colectivo que, ao invés de passageiros, foi personalizado e apetrechado com livros, jogos de tabuleiros e outros equipamentos, com o intuito de percorrer diferentes pontos de Maputo. Carrega livros e descarrega sabedoria.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia