Sábado, 13 Julho, 2024
Início » Mali e Níger suspendem tratados com a França

Mali e Níger suspendem tratados com a França

Por admin-sn
849 Visualizações

OS governos do Mali e do Níger suspenderam dois tratados fiscais assinados com a França, antiga potência colonizadora, alegando serem contrários aos seus interesses.

Num comunicado conjunto, divulgado terça-feira na rede social X, os governos dos dois países acusaram a França de manter uma “atitude hostil persistente” contra si, algo que, afirmam, contraria o espírito de cooperação internacional e amizade que deveria presidir à assinatura dos tratados fiscais.

Ambos os governos disseram que as convenções causam perdas consideráveis para os seus países, pelo que decidiram pôr-lhes fim, num prazo de três meses, de modo a “preservar os interesses maiores dos malianos e dos nigerinos”.

Estas afirmações surgem num contexto de profunda deterioração das relações diplomáticas entre a França e várias das suas ex-colónias, especialmente o Mali e o Níger, que já suspenderam laços tanto diplomáticos como militares com Paris.

Os dois tratados, assinados em 1972 e 1962, respectivamente, têm como objectivo evitar a dupla tributação e estabelecer regras de ajuda e assistência mútua nos domínios dos impostos em matérias de rendimentos e sucessões, entre outras.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia